O primeiro aulão do “Qualifica Amapá”, na tarde de sábado, 15, reuniu cerca de 200 alunos do programa atendidos na capital. A proposta é incentivar ainda mais o empreendedorismo e a capacidade de liderança.
A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), está integrada no Plano de Governo da gestão, que busca fortalecer a geração de emprego e renda no estado.
O aluno do curso de social media, Adinilson Moraes, assistiu atentamente às palestras, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e garantiu que o momento reforça os conhecimentos adquiridos nas aulas do projeto.
“O curso veio para agregar ainda mais conhecimento e experiência. Esse aulão é um reforço daquilo que estamos aprendendo em nossa formação”, destacou.
O secretário da Sete, Ezequias Costa, ressalta que o objetivo do Qualifica Amapá é preparar os participantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo a economia local.
“O projeto entra em uma nova etapa. Aqui iremos apresentar novas ações, que irão reforçar o processo de ensino-aprendizagem e as vivências práticas que irão aumentar as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.
Nessa primeira etapa, além dos 200 alunos atendidos, a expectativa é de que o programa alcance mais de 1,5 mil pessoas. São trabalhadores formais, autônomos e potenciais empreendedores dos conjuntos habitacionais da capital, além de estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Durante o projeto Qualifica Amapá, são ofertados vários cursos, tais como social media, design de sobrancelhas, design gráfico, barbeiro, manutenção de aparelho celular, operador de computador, recepcionista, dentre outros.