Saúde

Alunos da Escola Gabriel Almeida Café recebem Escuta Psicológica do MP-AP e Ambacs

Os alunos e corpo técnico da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café foram contemplados com mais uma edição da Escuta Psicológica Itinerante de 2023, no sábado (27), realizada pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap). A ação faz parte do projeto AtuAção pela Vida, que visa proporcionar atendimentos para cuidados com a saúde mental e preservação da vida.

Os promotores de Justiça da Saúde, Fábia Nilci Souza e Wueber Penafort, que coordenam o projeto, foram recebidos pelo diretor Ruan Marinho e diretor-adjunto Natanael Isacksson; e agradeceram por mais uma vez o MP-AP levar esse atendimento especializado para o educandário.

Os atendimentos foram prestados pelas psicólogas: Josicleia da Silva, Natalya Figueiredo, Cristina Ponce, Aynoã Ariátina e Rebeca Alves; e visam a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio.

foto: MP

Wueber Penafort e Fábia Nilci destacaram que, no decorrer do ano, o Atuação pela Vida, além das Escutas Psicológicas Itinerantes, promove cursos de formação continuada em prevenção e posvenção do suicídio para os profissionais da rede de atendimento. O projeto completa 4 anos e já prevê atendimentos nos municípios, iniciando por Porto Grande, no dia 24 de junho.

 

Com informações de Gilvana Santos  – Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá