Em uma emocionante sessão solene, realizada na segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) prestou homenagem aos 21 anos de efetivo exercício da 5ª Turma de Juízes do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A cerimônia, presidida pelo deputado estadual Delegado Inácio (PDT), reuniu autoridades, familiares e amigos dos magistrados para celebrar a trajetória desses profissionais.
O deputado Inácio, proponente da homenagem, destacou a importância da magistratura para a construção de uma sociedade justa e igualitária. “Podemos resumir toda a atividade em uma função principal, que é manter a harmonia no meio social através da atuação dos senhores, garantindo que o estado possa intervir e manter a paz social quando há conflito entre as partes”, ressaltou. O deputado também exaltou a trajetória dos homenageados, que inspirou não apenas aqueles que os conheciam pessoalmente, mas também estudantes de Direito que sonham com uma carreira pública comprometida com a justiça.
Em nome dos homenageados, o juiz Naif Daibes enfatizou a jornada de 21 anos na magistratura amapaense. Ele expressou gratidão pela homenagem e celebrou o impacto positivo que os juízes têm na vida das pessoas. “O quinto concurso da magistratura foi único por ter aprovado mais candidatos naturais e residentes no Amapá do que qualquer outro. Essa proximidade com a realidade local foi fundamental para o início da trajetória e permitiu que eles servissem à comunidade de maneira eficaz, adaptando a aplicação da lei à vida das pessoas”, destacou o juiz.
O procurador do Estado, Alexandre Martins Sampaio, elogiou a excelência e dedicação dos magistrados amapaenses ao longo dos anos. Ele ressaltou que, desde 2004, quando o Conselho Nacional de Justiça reconheceu o Amapá como a justiça mais eficiente do Brasil, essa marca se consolidou e se traduz em resultados concretos para a sociedade. Sampaio mencionou o sistema eletrônico Tucujuris como uma ferramenta tecnológica inovadora que facilita o trabalho e contribui para a celeridade dos processos.
A subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Adegmar Loiola, representando o defensor-geral José Rodrigues, elogiou a iniciativa da homenagem aos juízes e destacou a importância de sua atuação, que vai além da harmonia social. Ela ressaltou a humanidade com que os magistrados tratam os casos, especialmente aqueles que envolvem pessoas que não sabem de seus direitos.
A procuradora de Justiça do Ministério Público, Socorro Milhomem, parabenizou os magistrados pela eficiência e resolutividade da Justiça do Amapá. “A magistratura é uma missão nobre e difícil que apenas os corajosos assumem. Parabenizo a iniciativa de homenageá-los e destaco a eficiência e resolutividade da Justiça do Amapá, que é um exemplo para todo o Brasil. A espera por uma resposta da justiça pode ser angustiante, por isso é fundamental que os processos sejam julgados com rapidez e justiça. Parabéns aos magistrados por serem corajosos e por construírem uma justiça resolutiva que é admirada do Oiapoque ao Chuí”, disse a procuradora.
Na ocasião, estiveram presentes o procurador de Justiça do Ministério Público do Amapá, Jair Quintas, e o promotor de Justiça Anderson Batista.
A solenidade foi finalizada com a entrega de moções de aplausos aos seguintes magistrados do 5º Concurso da Magistratura do TJAP:
Aline Conceição Cardoso de Almeida Perez – Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana;
Gelcinete da Rocha Lopes – Juizado da Infância e Juventude Área Infracional;
Nelba de Souza Siqueira – 3ª Vara do Juizado Especial Cível Central da Comarca de Macapá;
Lívia Simone Oliveira de Freitas Cardoso – Vara do Tribunal do Júri de Macapá;
Michelle Costa Farias – Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Santana;
Eliana Nunes Nascimento Pingarilho – 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana;
Joenilda Lobato Silva Lenzi – 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá;
Larissa Noronha Antunes – Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana;
Carlos Fernando Silva Ramos – 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá;
Naif José Maués Naif Daibes – 6ª Vara do Juizado Especial Cível Sul;
Luiz Carlos Kopes Brandão – Vara Única da Comarca de Mazagão;
Heraldo Nascimento Costa – Vara Única da Comarca de Tartarugalzinho.
Com informações Dircom/Alap
Fotos: Marcus Souza