Saúde

Ações de prevenção marcam Dia Mundial de Luta contra a Aids em Macapá

Orientações de prevenção, entrega de kits com preservativos e teste rápido, estiveram à disposição do público nesta sexta-feira, 1º, na Praça Veiga Cabral, no centro de Macapá. A ação motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foi coordenada pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais – CRDT.

Foto: Click Comunicação

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral, significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Este é um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030.

O diretor do CRDT, Leonardo Nunes, reforça a importância de aproximar esses atendimentos da população como forma de prevenção e alerta para uma doença que tem crescido no Amapá.

“A gente tem visto que o uso do preservativo tem diminuído com o passar do tempo, e queremos alertar a população que o vírus está muito presente. E ainda existe o receio das pessoas fazerem o teste com medo de ser diagnosticado, porem hoje em dia o tratamento e muito seguro e tranquilo, quando a pessoa é detectada e faz corretamente o tratamento, ela vive muitos anos com essa doença, porém, precisa ser muito bem controlada” destacou o diretor.

Foto: Click Comunicação

Os métodos de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento estão disponíveis pelo SUS. Todos as pessoas podem ter acesso ao diagnóstico, que é realizado preferencialmente em Unidades Básicas de Saúde, através dos testes rápidos, disponíveis em todos os municípios do estado.