Neste domingo, 30, aconteceu a 1ª Corrida da Integração da Segurança Pública do Amapá. A prova, que reuniu mais de 1,6 mil pessoas, celebrou a união das forças municipais, estaduais e federais que atuam em defesa da sociedade amapaense.
Com percurso de 7 quilômetros, a corrida teve a largada e chegada em frente à sede da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), localizada na Rodovia Duca Serra, Zona Oeste de Macapá. Todos os participantes iniciaram a prova às 6h15.
O governador do Amapá, Clécio Luís, participou do evento e destacou o momento esportivo e de lazer como mais um instrumento de integração dos agentes de segurança com a população.
“Foi um sucesso a corrida que integrou ainda mais as nossas forças de segurança pública, desde a esfera municipal à federal. É uma atividade descontraída, saudável e que também socializa àqueles que se dedicam todos os dias na segurança do estado com a população que defendem. Foi só a primeira de muitas que virão”, celebrou o governador.
De acordo com o secretário de segurança Pública em exercício, Marko Scaliso, integração entre as forças de defesa é um dos planos de Governo do Estado que vem sendo trabalhados intensivamente em prol da população.
“A corrida foi um sucesso e o público de fato abraçou a causa, pois todas as inscrições foram esgotadas. O evento vai além do esporte, ele também mostra que ações integradas fortalecem ainda mais a segurança pública do estado”, declarou.
Premiações e vencedores
A 1ª Corrida da Integração do Amapá premiou os cinco melhores atletas nas categorias geral, masculino e feminino, divididos por faixa etária, servidores da segurança pública, calça e coturno, portadores de deficiência visual e cadeirantes.
O paratleta, Clayton da Silva, de 26 anos, foi o primeiro colocado na categoria de deficiência visual. O corredor se dedica há 10 anos às competições de corrida e treina diariamente para conseguir êxito em suas provas.
“Esse é mais um dia de vitória e superação. O evento foi extremamente organizado e durante todo o percurso pude me sentir seguro e confiante para vencer mais esse desafio”, declarou o paratleta.
A maratonista, Cleinise da Silva, de 30 anos, foi a primeira colocada em sua categoria. Ela revelou que começou a praticar o esporte há quatro anos e desde então se dedica profissionalmente para as competições.
“Essa é mais uma vitória conquistada com muito trabalho, fico feliz em estar aqui recebendo o prêmio. É muito bom ver o incentivo do estado em eventos como esse que promovem mais qualidade de vida para as pessoas”, revelou a atleta.
Corrida da Integração
A iniciativa do Governo do Amapá foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em conjunto com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciodes), Grupo Tático Aéreo (GTA) e Aifa.
Todos os participantes inscritos no evento ganharam medalhas e receberam serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, massagem terapêutica e prestigiaram atrações musicais.
Foto: Jamylle Nogueira e Max Rêne/GEA